TIME - TECNOLOGIAS DE INTERACÇÃO MULTIMÉDIA NA EDUCAÇÃO Minimizar  
O projecto TIME | Parceria CCEMS/SIM | Príncipios orientadores | Modelo organizacional
 
Mostrar como página única

Propomos um modelo organizacional que associa escolas, ou agrupamento de escolas, e centros de formação como pólos de desenvolvimento de dinâmicas de cooperação ao nível das respectivas regiões, viabilizando iniciativas no âmbito da formação de professores, partilha de experiências e difusão de boas práticas.

 

O portal R21 será o ponto de encontro de diferentes comunidades, disponibilizando repositórios de recursos, ferramentas de comunicação, suporte e formação “on-line”.

modelo organizacional

Ao nível da Escola/Agrupamento, propomos um modelo de organização articulado com o respectivo órgão de gestão (que assegurará as condições organizacionais – salas, turmas, professores), coordenado por um professor que será o promotor do projecto junto dos restantes professores (assegurando medidas de articulação, organização da formação, partilha de experiências e recursos, entre outros).

organização ao nível de escolas

Alguns princípios subjacentes ao modelo organizacional proposto:

  • Autonomia e diversidade: Quer ao nível das escolas/agrupamentos, quer ao nível das respectivas associações (coordenadas por centros de formação ou centros de competência) prevalecem os modelos de organização e funcionamento mais adequados às suas especificidades locais, regionais, ou do respectivo modelo organizacional.
  • Cooperação e Comunidade: Cada professor, escola/agrupamento ou comunidades de escolas, tem a oportunidade de partilhar as respectivas experiências e materiais numa lógica cooperativa como estratégia fundamental para a disseminação da inovação e boas práticas.
  • Tecnologia e Pedagogia: A tecnologia não é um fim em si mesma mas uma estratégia para a renovação das pedagogias e dos modelos de organização e funcionamento da escola. Assim, os recursos educativos não são exclusivos de um projecto, mas de toda a comunidade. Na maioria das situações, um determinado recurso tem aplicações e um valor acrescido que está para além das tecnologias ou projectos que lhe deram origem.

Príncipios orientadores | Página 4 de 4 | Modelo organizacional
     
  
   DOCUMENTOS Minimizar  

Anexo IV - Formulário de adesão de Escolas/Agrup.

Formulário de adesão de Escolas / Agrupamentos de Escolas

Efectue o download do documento, preencher os dados solicitados e assinar pelo órgão de gestão. Pode enviar-nos por fax (244 768 346) ou por correio electrónico (equipa@ccems.pt), devendo neste último caso efectuar uma digitalização do documento preenchido.



Tamanho 70 K
Downloads 527
Data sex 04-05-2007 @ 01:22
    DESCARREGAR

Anexo I - SIM Soluções Interactivas Multimédia

SIM - Soluções Interactivas Multimédia

  • Áreas de Intervenção
  • Distribuidores
  • Contactos
  • Catálogo de soluções SIM
  • Características dos equipamentos


Tamanho 1916 K
Downloads 607
Data qua 28-03-2007 @ 10:25
    DESCARREGAR

Projecto TIME (versão redux)

Versão reduzida do projecto TIME.

1 - Visão geral do projecto (enquadramento, parcerias, articulação e finalidades)

2 - Mobilidade, Tecnologias e Contextos de Aprendizagem (tecnologias e materiais de apoio)

3 - Metodologias, Estratégias e Actividades (organização do projecto, sistemas web-based de apoio, formação de professores, adesão de escolas e de centros de formação)



Tamanho 774 K
Downloads 418
Data seg 12-03-2007 @ 10:44
    DESCARREGAR

Projecto TIME

1. Visão geral do projecto
      1.1 – Tecnologias de Interacção Multimédia na Educação
      1.2 – Breve caracterização da parceria CCEMS/SIM
      1.3 - Princípios orientadores
      1.4 – Modelo organizacional
      1.5 – Finalidades 
      1.6 – Áreas de Intervenção

2. Mobilidade, Tecnologias e Contextos de Aprendizagem
      2.1 - Equipamentos de interactividade móvel 
      2.2 - Software 
      2.3 - Comunicação e Interacção na Web 
      2.4 - CD Rom do Projecto

3. Metodologias, Estratégias e Actividades
      3.1 - Sistemas "Web-Based" de apoio ao projecto 
      3.2 - Interacção, Mobilidade e Contextos de Aprendizagem 
      3.3 - Formação de Professores 
      3.4 - Acompanhamento e Avaliação do Projecto 
      3.5 - Planificação / Cronogramas 
      3.6 - Adesão ao Projecto



Tamanho 1192 K
Downloads 491
Data seg 12-03-2007 @ 10:37
    DESCARREGAR

Anexo II - ABC da Mobilidade Interactiva

ABC da Mobilidade Interactiva. Breve tutorial de utilização:

  • Dispositivo de interacção móvel
  • Caneta electrónica
  • Paletas flutuantes
  • ScrapBook


Tamanho 2200 K
Downloads 305
Data sex 02-03-2007 @ 02:52
    DESCARREGAR

Anexo III - Apresentação de Sistemas de apoio

Breve apresentação de sistemas Web de apoio ao projecto:

  • GATo:\> Gestor de Actividades TIC na Educação
  • Moodle@CCEMS - plataforma de gestão de aprendizagem
  • Portal R21 - contéudos educativos para o século XXI


Tamanho 278 K
Downloads 229
Data sex 02-03-2007 @ 02:50
    DESCARREGAR

Anexo V - Formulário de adesão de CFAE

Formulário de adesão de Centros de Formação de Professores

Efectue o download do documento, preencha com os dados solicitados e envie-nos por fax (244 768 346) ou por correio electrónico (equipa@ccems.pt), devendo neste último caso efectuar uma digitalização do documento preenchido.



Tamanho 68 K
Downloads 204
Data sex 02-03-2007 @ 02:49
    DESCARREGAR

< ANTERIOR  1 de 1  SEGUINTE >
     
  
   [PUB]  

SIM - Soluções Interactivas multimédia