TIME - Tecnologias de Interacção Multimédia na Educação
      

Mobilidade, Tecnologias e Contextos de Aprendizagem      

As recentes evoluções tecnológicas ao nível de equipamentos de comunicação portáteis e das redes sem fios, aliadas ao apetrechamento das escolas com computadores portáteis, criam condições únicas para o desenvolvimento de soluções de interactividade aliadas à mobilidade e adaptadas às diferentes dinâmicas dos contextos de aprendizagem e dos modelos de organização e funcionamento das escolas.

As soluções propostas devem ser encaradas como ponto de partida para a investigação de novas soluções adaptadas às diferentes especificidades das escolas e respectivas comunidades educativas.

Apresentam a integração de equipamentos, software e aplicações baseadas na Web para, entre outras finalidades, criar condições para uma permanente acessibilidade dos alunos e professores aos contextos de aprendizagem, independentemente dos condicionalismos espaciais e temporais.

     
  
   EQUIPAMENTOS DE INTERACTIVIDADE MÓVEL  

O elemento central das soluções tecnológicas é um pequeno Dispositivo de Interacção Móvel (cerca de 18 cm e 230 g de peso) desenvolvido pela empresa norte-americana Luidia com a capacidade de receber sinais numa área com dimensão máxima de 120 cm por 240 cm, criando assim uma área interactiva equivalente a uma diagonal de 100 polegadas.

eBeam receiver

Esta tecnologia, que equipa diversas soluções de quadros interactivos à venda em Portugal é, no âmbito deste projecto, integrada em soluções que visam potenciar a interactividade e multimédia em contextos de mobilidade associados à utilização de computadores portáteis e redes sem fios.

A fixação do dispositivo (através de ventosas ou imanes) transforma qualquer superfície lisa (quadro branco, quadro verde, parede lisa, placa pintada, etc.) numa área interactiva com propriedades oferecidas pela generalidade dos quadros interactivos multimédia (gravação do conteúdo do quadro, manipulação do computador, introdução de conteúdos multimédia, captura e anotação de informação em diversos suportes, etc.).

O dispositivo de interacção móvel liga-se ao computador por um cabo USB (maior eficiência, fiabilidade e… menor preço) ou Bluetooth (sem fios). Com um computador portátil e um projector multimédia é assim possível, em cerca de 2 a 3 minutos, disponibilizar em qualquer sala, funcionalidades interactivas com elevada mobilidade.

eBeam Projection

O outro elemento fundamental do sistema é uma caneta electrónica que, basicamente, funciona como o rato do computador podendo, em função da selecção feita num revolucionário interface flutuante, desempenhar diferentes tarefas, como por exemplo: manipular menus e objectos virtuais, escrever, desenhar com diferentes cores e formas, anotar, apagar, etc.

eBeam interact

Outro aspecto curioso destas tecnologias é a possibilidade de, prescindindo do projector multimédia, a solução poder ser usada em quadros brancos com canetas de tinta específica para estes quadros.

eBeam whiteboard

As canetas de tinta habitualmente usadas em quadros brancos são introduzidas em capas com dispositivos que transmitem sinais ao dispositivo eBeam permitindo assim gravar em suporte digital (para posterior edição, publicação, distribuição e, se necessário, impressão) a escrita com as canetas de tinta tradicionais, complementadas por um apagador específico. A ausência de projector limita a natureza das interacções multimédia pelo que esta abordagem se recomenda para contextos de trabalho específico.

Os marcadores electrónicos (onde se introduzem as canetas habituais para quadros brancos) o respectivo apagador são fornecidos com complemento da solução eBeam interactiva. Disponibiliza-se ainda (gratuitamente) um software específico para este tipo de interacções.

eBeam complete

Para além das tecnologias eBeam os promotores do projecto, apresentarão um conjunto de equipamentos complementares aliados à mobilidade (computadores portáteis, projectores multimédia, quadros brancos, suportes de projector, mesas de digitalização, discos amovíveis, etc.) para melhor potenciar o desenho das soluções mais adequadas a cada escola.

     
  
   [PUB]  

SIM - Soluções Interactivas multimédia