TIME - Tecnologias de Interacção Multimédia na Educação
      

CD-ROM
do Projecto  

Para apoio à utilização das tecnologias SIM em diferentes contextos (sala de aula, formação de professores, desenvolvimento de soluções contextualizadas, etc.), o CCEMS, em colaboração com os promotores do projecto, vai distribuir às escolas e centros de formação um CD-ROM, que, para além do software nativo, manuais e tutoriais sobre as tecnologias, terá também um conjunto de recursos para apoiar contextos e aprendizagem e formação.

A este CD-ROM genérico (em permanente actualização) juntar-se-ão outros de carácter mais técnico destinados aos coordenadores TIC, formadores de professores e outros responsáveis pelo desenho de soluções técnicas e pedagógicas.

     
  
   SOFTWARE, COMUNICAÇÃO E INTERACÇÃO NA WEB  

Software

Em termos genéricos podemos dizer que o software mais adequado a este sistema é… o software preferido dos alunos e do professor! De facto a generalidade das funcionalidades da interface flutuante, com diferentes paletas que se adaptam automaticamente a diferentes aplicações, permitem trabalhar sobre quaisquer ficheiros/aplicações (Office, Internet, Software Educativo, etc.).

eBeam software

A informação proveniente de diferentes fontes (materiais elaborados pelo professor, seleccionados da Internet, software educativo, etc.), depois de trabalhada na aula e de receber os contributos dos alunos (anotações escritas manualmente) pode ser organizada numa ferramenta de apresentação (ScrapBook), gravada em diferentes formatos (HTLM, PowerPoint, Acrobat Reader, Imagem, etc.) e disponibilizada na rede local ou na Internet.

software de apresentação

A escrita em quadros brancos com canetas comuns é assistida por um software específico que facilita os processos de gravação e edição. Estão também disponíveis processos de comunicação e interacção para dispositivos móveis de comunicação (PDAs).

O software essencial é disponibilizado em Português, é gratuito para a Educação e disponibilizado para download na Internet. Algum software complementar ainda não tem versões em Português mas… estamos a tratar disso.

 

Comunicação e interacção na Web

O software nativo permite ainda ligar computadores e equipamentos através da rede local ou de um servidor de sessões (gratuito) acedido por um endereço Internet. O estabelecimento de ligações é muito fácil quer através da rede local, quer através da Internet.

São assim facilitadas interacções multimédia e trabalho cooperativo entre grupos de alunos da mesma escola, de diferentes escolas do mesmo agrupamento de escolas ou de escolas de todo o mundo.

comunicação e interacção na Web

     
  
   [PUB]  

SIM - Soluções Interactivas multimédia